sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vasco Baltazar

Gostava de partilhar aqui no blog alguém com quem me identifico e admiro pelo trabalho e coragem que ainda não tive, de seguir a paixão da olaria.
Eu e a Antónia tivemos a oportunidade de conhecer o Vasco Baltazar e o seu trabalho na feira de artesanato de Vila do Conde em 2005. Na altura tivemos uma curtíssima conversa com o Vasco sobre o seu trabalho e como ele trabalhava terras vulcânicas dos Açores na preparação das suas pastas.
A espectacularidade dos seus trabalhos e a qualidade do vidrado de cinza de algumas peças deixaram-me perplexo e a questionar como era possível a cerâmica contemporânea em Portugal, de qualidade internacional, ser exposta num tão humilde expositor de feira. Não quero teorizar e analisar os estigmas da arte da cerâmica no nosso país com o trabalho do Vasco, apenas sinto um nervoso miudinho de revolta com tanta ignorância, arrogância e falta de qualidade das galerias de arte nacionais que tenho deixado de visitar.
Vejam aqui o vídeo sobre o Vasco Baltazar e as extraordinárias peças que cria.





Força nessa roda!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Oficina "Técnicas de Poda"


O CMIA de Vila do Conde vai realizar este sábado, 27 de Novembro, um novo curso sobre "Técnicas de Poda". O objectivo da oficina é dar noções básicas para executar podas em espaço florestal e em árvores de fruto.

Custo da inscrição 10€
Horário 10h-12:30 e 14h-17:30
Incluí saída de campo e os participantes deverão ir munidos com tesoura de poda.


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Reciclar paletes

Era uma vez, uma palete que ia para o lixo...
Reciclar madeira de paletes para pequenos arranjos não é nenhuma novidade, após uma triagem das tábuas encontrámos madeira de pinho com alguma qualidade. Pedi no meu trabalho para me guardarem as tábuas mais compridas das paletes que normalmente são recolhidas para o lixo. Não têm nenhum tratamento térmico especial, mas creio que podem vir a ser uma boa matéria prima para inúmeros projectos. Para já tenho a ideia de uma porta nova para o palheiro, mas não faltam sites na net para nos ajudarem a elaborar pequenas estruturas de apoio com esta madeira tão valiosa.

Compostores, portões, bancos de jardim, mesas para picnics, ninhos, arcas para ferramentas, galinheiros, fumeiros, etc... Podemos encontrar todos estes planos na internet e com uma busca mais refinada provavelmente até encontramos em português. Cuidado com as medidas em polegadas, podem criar alguma confusão.

Descobri para os lados do Canadá alguém que tem trabalhado com a reciclagem das paletes com muito sucesso, The Pallet Shed é um site dedicado a barracões, enquanto o The Pallet Fence é dedicado a vedações. Gostei destes sites porque são registos reais dos processos de trabalho e montagem. Não parece complicado e dá vontade de experimentar.
Inspirem-se também!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

The Little Veggie Patch Company


Gostei muito como desta pequena horta familiar Australiana que se especializou na venda de sementes de tomate, estrume de minhoca e projectos de hortas que montam em casa dos clientes. Têm um bom site com loja, um bom blog para as dicas para o pessoal opinar e uma barraca para feiras onde vendem o conceito de germinar as sementes de tomate no estrume de minhoca, garantindo grandes resultados em pequenos espaços domésticos.

Mas todas estas ideias podiam ter passado despercebido se não fosse um excelente trabalho de design gráfico e ilustração de Frank Aloi.
A ideia não era vender em grandes espaços comerciais da especialidade, estes australianos queriam vender apenas para quem realmente apreciava o projecto das hortas. Investiram numa imagem de marca muito forte que nos remete às embalagens vintage, onde a ilustração e a tipografia nos faz lembrar o tempo das nossas avós. Adorei o design destas embalagens de tomates. Sucesso!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CLAP - O centro de Vilã Chã do Marão


Centro Local de Animação e Promoção Rural é o significado da importante sigla CLAP, vizinhos das Mogas (Quinta da Tapada), com o recreio do infantário a confrontar o nosso pinhal.
Este Centro é muito mais que uma instituição sem fins lucrativos ou um normal centro de dia para idosos, esta IPSS dá trabalho a 36 pessoas e é um orgulho para a nossa freguesia e fundamental para todas as outras onde tem raio de acção (Canadelo, Fridão, Olo e Rebordelo).
Cantina, salas de formação, balneários, espaço de ensaios e auditório, café e centro de dia, jardins, ATL, infantário, creche e um essencial apoio qualificado ao domicilio para 25 utentes.

Tivemos o privilégio de ter uma visita guiada pelas instalações do CLAP durante estas férias e ficamos com um sentimento forte de perseverança em relação ao Centro, ver o trabalho que está a ser desenvolvido na formação de adultos, no apoio às crianças, ao Rancho Folclórico e na organização de eventos importantes com a Festa das Colheitas, Carnaval, etc... Viver no sopé do Marão com apoio deste por perto é um luxo.

Visitem o site de um serviço comunitário de excelência em Portugal.
WWW.CLAP.PT

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

WC sem fossa II

A ideia do quarto-de-banho seco não é novidade nenhuma, prova disso é a existência de um dentro das Mogas, que era utilizado pelos antigos caseiros.

Está mesmo ao lado da casa e já está muito degradado pelo tempo. Não vai dar para recuperar porque foi construído num local importante de passagem. Queria fazer aqui o registo desta estrutura, para mais tarde recordar. :)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O gato estrábico do meu vizinho

Já tinham visto um gato estrábico? Nós não!
Não sabemos o nome do gato, mas foi uma excelente companhia no nosso passeio de domingo pelas Mogas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um muro florido

Estávamos à espera desta altura para fazer uma sebe com flores, aproveitando a cerca que a vizinha colocou para conter os cavalos.
Fomos às compras de 3 buganvílias, 3 medronheiros e uma feijoa (goiaba-ananás). Depois de ter visto o blog do Zé Júlio e as dicas sobre sebes, foi fácil decidir o que plantar. Tivemos algum cuidado especial com as buganvílias porque morrem com o gelo quando são pequenas, por isso fizemos uma pequena estufa para as proteger utilizando um plástico grosso e as próprias estacas que vinham nos vasos. Vamos ver se aguentam o teste do Inverno.
Estrumamos tudo com alguma caca de ovelha, especialmente os buracos dos dois medronheiros porque estavam fracos. Optamos por estas espécies por serem muito floridas e apresentarem características ideais para muro ou sebe.
Mais tarde mostramos o resultado desta plantação.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Descascar ovo em 10 segundos

Não resisto em partilhar este vídeo, parece simples, eficiente e sem gastar água. Não precisamos de descascar o ovo por baixo da torneira.
Vou experimentar para ver se resulta e mais tarde comento.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

WC sem fossa

A falta de saneamento em certas zonas de Vila Chã do Marão obriga os habitantes a construir fossas, na sua grande maioria fossas sumidouras que podem poluir lençóis freáticos ou inquinar os poços dos vizinhos (imagem ao lado). Estamos a estudar o tipo de saneamento a implementar na nossa casa e numa dessas pesquisas comentei um vídeo no Youtube sobre quartos-de-banho sem o uso de autoclismo ou fossa, usando apenas um depósito compostor.

Por incrível que pareça, recebi resposta ao comentário do Youtube pelo autor/actor Marcos Abreu, Eng. agrónomo permacultor da CEPAGRO em Santa Catarina (Brasil) .
Voilá
, como ele ia a Itália esta semana a uma conferencia, marcamos encontro em Gaia para um almoço de dois dedos de conversa sobre as Mogas e os projectos comunitários que que ele lidera. Conhecemos também a galera do Marquito, a namorada Sofia, a amiga Diana e o vizinho Paulo.
Ficou decidido que vamos construir um destes banheiros secos nas Mogas, eles não produzem cheiro, não gastam água e vão ajudar a fertilizar os campos. Ficou no ar uma possível formação sobre este assunto no futuro, a realizar em Amarante.

Os vídeos para dissipar dúvidas sobre este assunto.

BANHEIRO SECO - PARTE 1


BANHEIRO SECO - PARTE 2


Um abraço a todos pela a amizade e a inspiração que nos deram para o nosso projecto.

Louco fim-de-semana

Se existem fins-de-semana para mais tarde recordar, este último foi um deles. Sexta estive de férias para adiantar o corte de mato junto ao carvalhal, umas mini-férias carregadas de descobertas, encontros e super notícias que nos preenchem a alma de felicidade. É BOM VIVER!!! :)

Fiz uma pequena manutenção na roçadora, hidratado com uma excelente garrafa de verde tinto oferecida pelo meu vizinho Fernando. Com a lâmina bem afiada cortei o que podia até ao fim da tarde.
Sábado conheci o Marcos e a Sofia do CEPRAGO e os amigos Diana e Paulo. Estivemos a trocar ideias sobre projectos comuns ao almoço, a comer uma francesinha do lado de Gaia.
No domingo, para terminar o serviço da limpeza, tive a ajuda do meu rico vizinho Rafael da Cavaleira no corte de alguns Lódãos e Choupos que estavam soltos pela leira. Nada como trabalhar acompanhado por quem sabe da poda.
Obrigado Rafa!

Luísa obrigado pelo almoço, foi o ponto alto de todo o fim-de-semana por uma única razão... Já agora parabéns pelo excelente leite creme :)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Rã Verde - Rana perezi


Mais um pequeno habitante do riacho que fotografamos nas férias. Esta rã verde juvenil está bem gordinha! :) Gostamos de rãs e de sapos, ajudam a controlar os mosquitos e as moscas no verão.
O facto de andarem muitas junto ao riacho é um bom sinal, indicam que a água não está muito poluída. A foto do fundo mostra uma encontrada em Setembro, quando estávamos a limpar uma zona sombria do terreno. Parece diferente esta rã, mas pode ser a mesma especie com outra maturação. Com tempo vamos aprofundar este assunto.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O palheiro

O nosso palheiro é a estrutura em melhor estado do todo o terreno. Consiste num pequeno "duplex" com o piso superior em madeira e uma eira bastante grande junto ao pinhal. A vista é incrível para o Tâmega e para a casa que fica do outro lado do vale. Como as vistas e a luz são extraordinárias deste lado das Mogas, surgiram algumas ideias loucas para o espaço:

- Zona de barbecue com mesas e apoio de cozinha.
- Um pequeno estúdio para receber pessoal.
- Uma sauna finlandesa com uma zona de banho exterior.

Após alguns brainstorms e gargalhadas, ficou decidido o futuro do palheiro.
Aqui vai nascer a nossa olaria, um espaço que sonho à muitos anos ter, para poder exercer e realizar os meus projectos em cerâmica. A estrutura do palheiro vai albergar o forno e a cabine de vidragem, a eira vai ser a minha zona de trabalho, com roda, bancada de secagem e mesa de modelação.
Todos estes anos de espera e busca pelo sítio perfeito valeram o tempo, finalmente encontrei o espaço para a oficina que tanto almejava, a olaria para fazer os meus vasos, os meus potes e a minha louça dentro de casa.