terça-feira, 28 de setembro de 2010

O olival

O nosso olival é uma leira bastante despida com uma boa exposição solar, que conta com cerca de 7 oliveiras muito mal tratadas a ultrapassarem vários metros de altura.
A nossa intenção é plantar mais umas 15 /20 oliveiras naquele espaço, ter azeitona para curtir de formas diferentes e arranjar azeite suficiente para um ano de casa é o nosso desejo para aquele canto.

Vai ser necessário um corte agressivo de revitalização para produção, mas vou deixar isso nas mãos de quem percebe para não fazer nenhuma asneirada.

5 comentários:

  1. Também temos oliveiras mas com um ano, estão com um compasso semi-intensivo, pois vão levar rega. As vossa oliveiras estão com que compasso? e vão instalar no mesmo compasso? Qual é a variedade? Têm ideia de quantos kg vão dar 20 oliveiras adultas? Aqui as informações têm de ser tiradas a saca-rolhas, as pessoas têm receio de partilhar.

    ResponderExcluir
  2. Ana agora até fiquei com vergonha, não percebemos muito dessa "poda"... Infelizmente ainda não tivemos tempo para nos informar sobre as nossas oliveiras e que variedades vamos plantar.
    Vamos contactar quem percebe para nos ajudar.
    Já agora o que é o compasso?
    Tens alguma variedade favorita?

    ResponderExcluir
  3. Um compasso, a grosso modo, é a distância entre as árvores. Por ex. 3m x 6m quer dizer que as linhas distanciam-se entre si 6 metros (para passar o trator) e dentro da linha distanciam-se 3 metros. Nós pusemos galega, é grandinha, dá para fazer azeitona e azeite. É resistente a algumas pragas, mas é gulosa em água e nutriente e tem contra-safra (dá muito num ano, no outro ano dá pouco). Espero ter ajudado, vá contando noticias.

    ResponderExcluir
  4. boas noites quinta das mogas,essas oliveiras pra lá de velhas devem estar uma lástima, duvido que algum dia elas tenham sido podadas, pelo que me lembre não eram muitos aqueles agricultores que podavam as oliveiras, dai, e pelos caseiros que ai estiveram nas mogas, o ultimo tinha problemas de visão e não as podaria,,pena eu tar longe amigo, talvez lhe desse umas dicas,,uma coisa é certa, se quer aproveitar essas oliveiras vai ter muito que lhes cortar,, mas convem ter alguem que perceba desse tipo de poda por perto.. bom trabalho ai na quinta,que deve ser bastante, um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pode querer Pereira, precisam de um corte muito forte. Mesmo assim temos 3 oliveiras carregadas de azeitona.
    Vamos deixar esta tarefa da poda bem documentada aqui no blog.
    Obrigado pela atenção!!

    ResponderExcluir