quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Açafrão Bravo

Crocus Serotinus Salisb ou para simplificar Pé-de-burro, estes são os vários nomes desta belíssima flor que encontrei nas Mogas no inicio do Outono e que ainda não tinha identificado. Provavelmente guardei esta flor na memória porque sou ligeiramente daltónico e na altura a cor do Açafrão sobressaía do cenário numa forma tão garrida que foi impossível passar indiferente.
Gosto destas plantas bravas, são frágeis tesouros que mostram como é possível existir em ambientes agrestes e selvagens com esplendor e beleza.

Tenho aprendido muito sobre esta temática com as visitas que faço ao blogue Dias com Árvores , foi lá que consegui encontrar estas fotos do Açafrão Selvagem, ou devo dizer Pé-de-burro.
Se pretendem identificar alguma flor ou planta brava que observaram numa caminhada
e têm dúvidas do que é, passem pelo Dias com Árvores e espantem-se com a imensidão de diversidade floral que nos rodeia e que por ignorância ou distracção nunca ligamos nenhuma.



2 comentários:

  1. Por cá...chamamos correntemente cebolinhas...mas como queria saber com exactidão andei nas pesquisas e soube que era uma crocus, o tal açafrão bravo!!!O Blogue dias com árvores é realmente interessante...quase chorei, quando anunciaram que teria terminado...mas ao fim de uns bons meses...voltou a estar activo!!! Bem haja á manuela Ramos, Paulo V. Araújo e Maria P. Carvalho que nos alimentam de informação maravilhosa!!! Por aquilo que já me apercebi eles também são fãs de Amarante e da nossa flora... ;)

    ResponderExcluir
  2. Meus caros.
    Grato pela passagem em meu espaço.
    Estive a pesquisar sobre a minha postagem "Urze de Jardim", mas, não é a a urze rosada nem a urze vermelha. Se me puderem ajudar e, para verem em pormenor, clicar 2x sobre a foto e, vêla-ão em todo o ecrã do vosso monitor. Gostei do vosso blog e, passarei a ser um vosso seguidor.

    ResponderExcluir