Acho que é muito importante sabermos de onde vêm os nossos alimentos, sou daqueles que quando vou ou supermercado gosto de perder o meu tempo a ler rótulos e a esmiuçar as composições das coisas. Quem não tem paciência para o meu estilo de shopping é a Antónia, diz que sou pior que as senhoras a escolher sapatos. :)
Pouca gente sabe
ler um ovo e os códigos que nos indicam a qualidade de vida do animal que o produziu. Sejam informados e ensinem a ler, para no futuro fazermos as escolhas correctas!

Sistema de gaiolas não melhoradas ou convencionais (Código 3)
Infelizmente, os mais comuns, mais baratos e os menos saudáveis, corresponde a galinhas criadas em gaiolas como na imagem. Este tipo de ovos é produzido por galinhas que passam toda a sua vida adulta numa gaiola. As dimensões das gaiolas estão definidas pela norma, correspondendo a 550 cm2 por animal (imagina uma galinha numa folha de papel). As condições de iluminação são modificadas para criar nas galinhas a ilusão de que há mais horas de Sol e, portanto, fazer com que tenham uma maior produtividade. A dimensão dos pavilhões é muito variável, em Portugal existem pavilhões que alojam entre 2.000 e 90.000 galinhas por níveis.
Produção no solo (Código 2)
Este número indica que as galinhas são criadas no solo. Portanto, os animais não estão encerrados em gaiolas, mas todos juntos num extenso galinheiro. A densidade de galinhas é de aproximadamente 10 animais por metro quadrado (imagina 10 galinhas no capô de um carro pequeno) e sem possibilidade de sair para o exterior. Neste código e no código 3 o bico das galinhas é cortado, uma vez que a situação de stress (devido às suas condições de vida) fazem-nas ter comportamentos anormais, como atacar-se umas às outras, canibalismo ou auto-mutilações.
Produção ao ar livre (Código 1)
Significa que as galinhas são criadas “ao ar livre”. Têm um espaço interior, de condições similares ao código 2, onde pernoitam ou se abrigam quando o tempo apresenta condições meteorológicas adversas. Mas também têm um espaço exterior, ao ar livre, adaptado às suas necessidades (solo, bebedouros, etc), com uma densidade mínima de 4 m2 por animal, isto é, 40 vezes maior do que no código 2.
Modo Biológico (Código 0)Corresponde à situação onde as galinhas, estando nas mesmas condições do código 1, beneficiam de uma alimentação diferente que procede maioritariamente da agricultura biológica (a ração também está regulada). A diferença de preço entre ovos de código 1 ou 0 e ovos de código 2 ou 3 não é maior de um euro para meia dúzia de ovos.
Boas omeletes!