Depois de ler algumas revistas inglesas da especialidade e ver o blog da Maria José (Horta da Patela), inspirei-me o meu próximo projecto de bricolage, camas subidas para hortas. Tudo o que seja para facilitar a vida e nos deixe mais tempo livre para podermos fazer ainda mais coisas que gostamos é de partilhar e publicitar.
Estas camas têm várias vantagens para a organização e produtividade, podem ser construídas em pedra ou madeira sem ser necessário perceber muito de ferramentas e trabalhos manuais.
Ficam aqui apenas algumas vantagens destas camas subidas:
- São pequenos talhões que podemos controlar com mais facilidade a composição e enriquecimento do solo, especialmente quando apenas temos solos fracos no nosso terreno.
-As camas como são estruturas subidas aquecem o solo mais rapidamente na Primavera o que nos deixa acelerar os cultivos.
- Elimina a compactação de solos pois cria zonas de circulação e evita que se esteja sempre a cavar e a "arejar" a zona de cultivo.
- Melhor drenagem
-Facilidade de criar estufas com a ajuda das paredes laterais das camas.
-Baratas, pois podem utilizar madeiras recicladas sem tratamentos.
Para quem lê inglês vejam este bom post sobre o assunto e as fotos de um excelente exemplo.
Olá João,
ResponderExcluirTambem cheguei á mesma conclusão e fiz canteiros com lancil de cimento(1000x250x100)mas isso deu me um trabalhão.
Mas ficou muito bem, vou lhe enviar uma fotos!
Bom fim de semana!
Cumps
A minha horta também é assim, mas feita com blocos de cimento. Foi um trabalho de "engenharia", tanto mais que o terreno não era completamente plano, mas é uma "obra" que me tem dado anos de prazer.
ResponderExcluirJá tinha experimentado com tábuas de madeira, mas apodreceram em um ou dois anos.
Eu uso o mesmo princípio da cama elevada mas com recurso ao plástico isolante e/ou rochas, troncos ou mesmo uma pequena trincheira em terra.
ResponderExcluirNão só funciona bastante bem como evita gastar numa horta dinheiro suficiente para pagar hortícolas para meses...