quarta-feira, 14 de março de 2012

Salamandra Gallaica


Estava eu nas limpezas com a sachola quando reparei que tinha qualquer coisa a mexer no monte de folhas que juntei. Ao aproximar-me dei de caras com uma Salamandra-de-fogo muito pachorrenta coberta de terra.
Como é venenosa não arrisquei a pegar sem a luva e fui-lhe dar uma banhoca no ribeiro para uma sessão fotográfica.
Mais um belo bicho que anda pelas Mogas.


7 comentários:

  1. Humm... Não sabia que era venenosa!!

    Eu tive cá em casa uma, há cerca de 2 anos, com cores muito semelhantes e formato...
    Ainda por cá andou bastante tempo... Fiquei muito triste quando uma manhã ela ainda estava pachorrenta com o frio e um dos meu cães que já andava de olho nela há alguns meses, lhe tratou da saude.
    Eu andava atrás dela para a foto e ele para a caçar... ele ganhou.

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bonitas!...
    Tenho uma história muito engraçada, quando éramos pequenos eu e o meu irmão gostávamos de fazer túneis com as mãos num areeiro que o meu avô tinha, um dia eu estava muito entusiasmada porque estava a ganhar ao meu irmão e agarrei uma dessas, mas maior, muito maior, ou era a minha mão que ainda era pequenina... só sei que apanhei cá um susto que ainda hoje parece que a sinto na mão.
    Mas devo dizer, que não me lembro de ter tido qualquer problema, para além do susto claro e não há muito tempo peguei numa que se estava a afogar num balde de água lá no quintal.
    Pode ser realmente venenosa mas não deve ser muito grave, digo eu!!
    bj, eugénia

    ResponderExcluir
  3. Eu li que eram venenosas estas pretas e amarelas, libertam uma toxina quando estao agitadas. Para a Eugénia ainda andar por cá e o cao da Gasspas também às tantas é mito. Quanto a comer de cebolada nao sei, mas fritas com massa....É só carregar no link para tirar a receita:

    http://en.gigazine.net/news/20100811_upa_fry/

    ResponderExcluir
  4. Hei que cena.. eu estava a brincar... :) Mas afinal á quem as coma, nunca tal tinha pensado.. A gente para tudo...realmente.. Abraço Amigo

    ResponderExcluir
  5. Ola, esta salamandra não é venenosa,
    alguns repteis e anfibios não venenosos produzem 1 toxina ou enzima muito acida que lhe da 1 sabor completamente intragavel para quem os tenta comer :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste blog têm informação precisa sobre repteis e anfibios

      http://anfibioserepteis.blogspot.pt/

      Excluir