terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Laranjas da laranjeira

É bom ter uma laranjeira, especialmente nesta altura de Inverno quando sabe tão bem beber aquele sumo vitaminado de manhã cedo. As laranjas são bonitas, sem caroço, não muito doces mas muito cascudas. Não sei se a casca grossa já faz parte da variedade ou se todo este tempo que esteve sem podas transformou a laranja em cascuda. A laranjeira esteve abandonada o tempo suficiente para crescer de uma forma engraçada, apertada entre uma vinha e um castanheiro a copa desenvolveu-se em altura numa forma cilíndrica quase perfeita. Não sei se ainda vou a tempo para lhe dar uma poda gradual e puxar lentamente os ramos para baixo, de outra forma tenho de ter um escadote de serviço na zona para chegar às laranjas.

Disseram-me que era importante ter mais de uma laranjeira num pomar, de preferência de diferentes variedades para ter laranjas em todas as alturas do ano. Ainda não pensei muito sobre esse assunto mas já me ando a informar. Deixo aqui uma lista de variedades de laranjeiras e respectiva época de frutificação que retirei do catálogo dos Viveiros de Castromil:

Moscatel: Março a Junho
Navel Sangre: Junho a Agosto
Valência Late (Algarvia) : Junho a Outubro
Prata: Maio a Agosto
Maltesa: Junho a Agosto
D. João: Julho a Setembro
Umbigo ou Baía: Novembro a Fevereiro
Dalmau ou Navelencia: Nov. a Março
Robertson: Novembro a Março

7 comentários:

  1. Qualquer quinta, quintal,jardim pelas bandas do Norte tem uma laranjeira...todas menos a Cavaleira, que quando a compramos não tinha nenhuma...já lá colocamos duas ( a variedade não sei) mas a verdade é que não há meio delas darem laranjas...e nós que adoramos!!! já as trocamos de sitio...para não estarem tão expostas..e nada... Em último recurso iremos ás Mogas com a cesta!!!

    ResponderExcluir
  2. Luísa não te esqueças que tens que levar o escadote! :-)

    ResponderExcluir
  3. Boa Rui...emprestamos o escadotes em troca de laranjas...

    ResponderExcluir
  4. Olha olha! ;)
    As de cá de baixo apanhei-as eu, agora só mesmo de escadote.

    No curso das podas, aprendemos a tratar das frutícolas, mas não sei o porque das tuas não darem fruto...

    Estranho... mas ao dares uns cortezinhos ela sente-se ameaçada e começa a dar "filhinhos". Experimenta!!

    Se quiseres eu experimento!! EHEHEH

    ResponderExcluir
  5. Olá Mogas,

    Pelo que sei, se as laranjas são cascudas (com muita casca branca) é porque passaram sede. Na imagem parecem pequenas (?!?) pode ser por serem muitas laranjas, mas pequenas ou por terem muita folha e ramos e não sobra nada para as laranjas. Se são pouco doces, pode ser da variedade ou de apanharem pouco sol. Quando cheguei à quinta tinha 23 laranjeiras, variedades não sei, tenho varios tamanhos e sabores. É verdade... tenho laranjas todo o ano. Agora tenho laranjas prontas a comer, laranjas a fazerem-se e laranjeiras em flor. ´

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!

    Só confirmas o que nos ensinaram no curso de podas ;)
    Ui, folhagem é o que mais tem. E sim, as laranjas não são muito grandes. A única grande que eu apanhei, à medida que ía descascando, questionava-me se ia ver os gomos... Ficou tão pequenina, de facto tinha mais casca (branca) que miolo!! A pele é dura, portanto admito que são boas para sumos matinais.

    Não sei é até que ponto poderá ter passado sede... está numa zona junto ao ribeiro, e a uma leira onde escorre água da chuva. Vou estar mais atenta.

    Esta laranjeira precisa de um grande tratamento. A começar de dentro, pois por fora ela está impecável e "educada". Tenho de pedir a escada à vizinha!

    Até breve!

    ResponderExcluir
  7. Ana 23 laranjeiras, que sorte. Isso dá laranjas até dizer chega :) Tens razão em tudo, provavelmente a vinha que a cobre não a deixa apanhar o sol que precisa. Vou dar um arranjo na laranjeira com a Antónia para ver se melhoramos o tamanho das laranjas e se as tornamos menos cascudas.
    Obrigado pelas boas dicas!

    ResponderExcluir