sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Poda nas oliveiras


Esta semana estive bastante ocupado e não tive tempo de actualizar o blog com as nossas actividades do fim-de-semana passado. Para além de termos limpo o ribeiro de troncos e pedras e plantado a feijoa, demos uma poda em algumas oliveiras para tentar reduzir a altura dos ramos no futuro. Mesmo de luvas consegui cortar-me por diversas vezes, comprei um serrote de poda com dentado japonês da Bellota e mesmo atento e focado no que estava a fazer lá arranjava maneira do serrote saltar para a mão. O serrote é mesmo muito bom, custou por volta dos 15€ e tem 3 linhas de dentes que facilita o corte de pequenos troncos, para alem disso trazia um suporte de cinto para arrumação ergonómica.

Demos um desbaste não muito agressivo, as oliveiras são muito grandes e precisam apenas de uma limpeza e cortes graduais.
Não imagiva que este processo de poda demorava tanto tempo, analisar as morfologias dos ramos e saber quais os ramos a cortar com a intenção de os baixar tomou bastante tempo. Consegui no sábado e no domingo acertar por alto 3 oliveiras e ficaram por limpar umas 4.


Esta é a altura ideal para a poda na oliveira (Janeiro) têm apenas de escolher um dia seco para não encharcar o corte e minimizar riscos de acidentes.

6 comentários:

  1. Olá João,

    Deixe me adivinhar, esse é o famoso escadote da vizinha!
    Vou fazer o meu curso de poda no próximo mês no CMIA.

    Bom fim de semana e boas podas!

    ResponderExcluir
  2. Sim, o escadote é da vizinha!

    O curso das podas foi valioso. O tempo dispendido no corte dos ramos é realmente importante...

    Aprende-se a deixar de aparar grosseiramente para passar a um acto mais contemplativo e focalizado. Aos olhos de quem nasceu na "ruralidade" dirá: _Urbanices! Pfff…

    Mas de facto, para nós urbanos, ou pelo menos para mim senti que este acto de podar é realmente rigoroso e muito mas mesmo muito pessoal.

    Depois diga o que achou ;)
    (Eu até ía outra vez…)

    ResponderExcluir
  3. Olá João e Antónia,
    ó João hehehehe,sarrote novo?? enquanto não conhece o dono!!!vai mordendo, mas com o tempo e muito uso, se toma o jeito, é normal,, não é fácil para quem não está muito abituado a andar em cima de um escadote a serrar seja o que for, ás vezes até pra quem está batido no assunto, sabe deus o que custa,,pra mim vocês já tão a fazer muito, quando digo muito,é, vocês areditarem no vosso trabalho, parabens..
    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estou a domesticar o serrote aos poucos... nunca está tudo feito numa quinta, há sempre coisas para fazer.. é incrível !Por isso estou a tentar fazer bem à primeira e não deixar as coisas a meio.. mas tem sido complicado.

    ResponderExcluir