terça-feira, 5 de abril de 2011

A flor do marmeleiro



Isto de descobrir as flores dos frutos tem-se revelado delicioso! No ano passado, num dos passeios pelas Mogas com a mãe da Antónia, foram identificados dois marmeleiros. Ficamos atentos e com grande expectativa em relação aos marmelos que iam gerar, expectativas que saíram goradas pelos exemplares minúsculos e sarapintados que nasceram. Lá se foram os sonhos das malgas cheias de marmelada no beiral da janela solarenga. Eu, estava ao fundo da mesa, de babete e faca em riste, pronto para piratear aquele doce dos deuses. :)

Ficam aqui duas fotos do marmeleiro que refresquei com uma poda muito ligeira em Janeiro. Vamos ver se desta os marmelos nascem com outro vigor.

6 comentários:

  1. Olá João,

    Para ter bons marmelos o marmeleiro tem que ser de qualidade e numa só arvore de forma a raiz produzir seiva para uma unica planta!
    Tenho em Lamego marmeleiros de qualidade depois se quiseres é só dizer!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Mas esses marmelos assim remelosos também dão boa marmelada, eu este ano apanhei uns marmelos na beira duma estrada todos, assim... e ela ficou óptima.
    bj eugénia

    ResponderExcluir
  3. Mas estava de babete!! No sonho? éh!éh!éh!
    jinhos

    ResponderExcluir
  4. Boas estacas para fazer enxertia em Gamboas.
    As gamboas, são melhores que os marmelos e, defendem-se melhor.Madurs, são um pitéu dos deuses, cozidas < aspas aspas >, para marmelada idem.ibidem. Pena que já não é época para as enxertar.
    No entanto se levaram uma boa poda, dão bons marmelos. É necessário dar-lhes um tratamento contra o bixado.

    ResponderExcluir
  5. O João esqueceu-se foi de que a minha mãe quando as descobriu levou com ela meia dúzia de marmelos remelosos e pequeninos e chegou a fazer marmelada! Ficou deliciosa.
    Ai joão joão... ;)

    ResponderExcluir
  6. Percebo de doces. As gamboas são mais faceis de trabalhar mas gosto mais da marmelada e geleia dos marmeleiros "comuns". Atenção que os marmeleiros de beira de estrada apanham com os fumos dos carros (chumbos, ...) Os das beiras dos rios ou nas margens dos terrenos são melhores. O bicho pode ser um problema, mas se a arvore estiver bem tratada e se houver armadilhas no terreno, dispenso quimicos. Marmelada da boa...
    Adoro a flor do marmeleiro, faz-me lembrar bolos (?!?)
    Ana Mourão

    ResponderExcluir