terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Arnaldo e o Guerra cortaram as vinhas velhas.

Antes do final do ano tomamos a decisão de cortar todas as vinhas que ladeavam as leiras, para reestruturar e reorganizar o vinho da casa através de um projeto VITIS. Eram vinhas velhas de vinho verde tinto que já não tinham condições para serem enxertadas ou para voltarem a produzir as 6 pipas (quase 4000 litros) do passado.

As vinhas como estavam abandonadas à muitos anos e não foram podadas durante esse tempo cresceram pelos Choupos que seguravam os arames da ramada. O resultado deste crescimento descontrolado traduziu-se em "muros" de parra que se misturavam até ao topo da copa das árvores. Queremos agradecer ao nosso amigo Arnaldo e ao Sr. Guerra pelo trabalho hercúleo que fizeram com a moto-serra e por terem conseguido puxar para o solo vinhas com mais de 25 metros de comprimento. Abraço amigos!!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Em 2011 passei por situação parecida e confesso que sofri um pouco por abater vides com dezenas de anos (vinha americana) e por isso sei o valor que deve ser dado a quem connosco colabora e trabalha.
    Na altura não tive qualquer apoio para a reconversão da vinha ( parece que esse apoio já tinha capitulado por força do regime de 2007-2008)
    Um abraço
    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderExcluir
  3. Olá António.
    Os apoios ainda se mantêm, fiz o projecto em Agosto do ano passado (2011) na minha Associação de Agricultores e ligaram-me no final do ano a dizer que tenho tudo aprovado para replantar. Tenho agora que escolher o tipo de bacelos (certificados) para mais tarde enxertar com o que quero produzir.
    A lenha das vides são boas para churrasco de carne!! :)

    ResponderExcluir
  4. Uma tarefa minha agendada para Inicio do mês de Fevereiro!
    Vamos la ver como corre! Excelente Blog.. Parabéns

    ResponderExcluir