terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Que rico Frade! - macrolepiota procera

Quando se sabe de cogumelos e não temos dúvidas sobre a família, género e espécie temos o prazer de nos deliciar com pequenas maravilhas selvagens.


Na semana passada o nosso vizinho apanhou nas Mogas um Frade, também conhecido por Santieiro, Choteiro ou Tortulho. Por estes lados de Portugal até à Galiza este é o cogumelo comestível mais comum e mais fácil de identificar. Mas atenção ao amadorismo, nunca tente adquirir pela Internet o talento de apanhar cogumelos selvagens. É importante aprender ao vivo numa boa caminhada, com alguém experiente, porque a fotografia nunca mostra toda a morfologia nem revela as verdadeiras cores destes deliciosos presentes da natureza.

Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Basidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Lepiotaceae
Género: Macrolepiota
Espécie: Macrolepiota procera

(continua...)

5 comentários:

  1. Chegaste a fazer com ovos mexidos e cebola???? até me cresce água na boca...

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas não tinha cebola… pus alho…! ficou mesmo bommmm…

    ResponderExcluir
  3. Olá Antónia,

    Tem que ir dar mais uma volta pois ainda deve andar por lá o irmão desse! :-)
    E esse tem muito bom aspecto!

    ResponderExcluir
  4. Ola a todos, antes de mais os meus parabens pela iniciativa.Estou prestes a tomar uma decisão radical na minha vida e ando a recolher informação sobre a produção de Shiitake em troncos de madeira. Tenho alguma coisa mas na zona não estou a encontrar nada. Tenho a Tapada da Carvalha com 5ha e gostava de colocar uma produção e dar continuidade a cerca de 1 ano de limpeza e recuperação da terra. Neste momento já é a manina dos meus olhos pois tenho Castanheiros, Pinheiro, Oliveiras, Carvalho Americano... bem coisas que fui colocando para melhorar a imagem. Foi uma ideia de criança ficar com o terreno do avô... espero que ele goste do que está a ver la de cima. Não sou da área agricula mas gostava de ser mais um na recuperação da nossa floresta e biodiversidade. Abraço e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Olá HT. Eu e um grupo de produtores de cogumelos daqui de Amarante criamos uma empresa para ajudar em projectos semelhantes ao seu. Nenhum de nós somos da "área agrícola" mas temos muita vontade de trabalhar, basta isso para se ter sucesso. Brevemente vou publicitar a empresa aqui no blogue, mas se tiver alguma dúvida concreta que quiser esclarecida basta enviar um email para info@florestaviva.pt ou estar participar numa futura oficina de produção de cogumelos em tronco que vamos re-editar em breve.
    Abraço e força nesses sonhos!

    ResponderExcluir