sábado, 17 de julho de 2010

Escaravelho verde - Chrysolina herbacea

Queremos lentamente registar todos os animais que vêm ao nosso encontro enquanto trabalhos no terreno. Este escaravelho na mão da Antónia é o primeiro a ser registado, tinham de ver a cor metalizada ao vivo... Incrível!


A cor destes escaravelhos (Antrópodes) variam entre laranja, roxo, azul, verde e vermelho.
Vivem sobre o estrume, fungos e vegetação, ou debaixo dos esconderijos de vertebrados e em formigueiros. As larvas alimentam-se de folhas (ex:batata, alecrim), frutos e cogumelos.



2 comentários:

  1. Aí está algo muiiito dificil para mim: conseguir pôr na minha mão esse bichinho que, pelo visto, não morde embora seja minha convicção que não é bom tê-los nas culturas pq fazem delas um bom petisco. Estarei enganada?
    Acho que estão a fazer lindamente os "trabalhos de casa".
    Beijinhos e eu irei lendo as novidades sobre os conhecimentos que vão adquirindo.
    Beijinhos meus queridos.

    ResponderExcluir
  2. Típico de uma urbana! Como eu a percebo! ahahah!
    Só não pego em coisas rastejantes.

    De facto descobrimos que este bicho, com esta cor deslumbrante e que me fez regalar o olho e pegar, não é muito bom sinal para as culturas...
    Mas vejo-me rendida à cor dele... O Pedro estava ao lado e ajudou-me a fotografá-lo! ;)

    ResponderExcluir