quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Reciclar paletes

Era uma vez, uma palete que ia para o lixo...
Reciclar madeira de paletes para pequenos arranjos não é nenhuma novidade, após uma triagem das tábuas encontrámos madeira de pinho com alguma qualidade. Pedi no meu trabalho para me guardarem as tábuas mais compridas das paletes que normalmente são recolhidas para o lixo. Não têm nenhum tratamento térmico especial, mas creio que podem vir a ser uma boa matéria prima para inúmeros projectos. Para já tenho a ideia de uma porta nova para o palheiro, mas não faltam sites na net para nos ajudarem a elaborar pequenas estruturas de apoio com esta madeira tão valiosa.

Compostores, portões, bancos de jardim, mesas para picnics, ninhos, arcas para ferramentas, galinheiros, fumeiros, etc... Podemos encontrar todos estes planos na internet e com uma busca mais refinada provavelmente até encontramos em português. Cuidado com as medidas em polegadas, podem criar alguma confusão.

Descobri para os lados do Canadá alguém que tem trabalhado com a reciclagem das paletes com muito sucesso, The Pallet Shed é um site dedicado a barracões, enquanto o The Pallet Fence é dedicado a vedações. Gostei destes sites porque são registos reais dos processos de trabalho e montagem. Não parece complicado e dá vontade de experimentar.
Inspirem-se também!

6 comentários:

  1. Olá João,
    Muito bom esse site, no meu entender só tem um problema em desmontar paletes, normalmente os pregos(de agrafador pneumático) dessas paletes têm farpas metálicas para segurar melhor a forma da palete e quando se desmonta as réguas elas partem pela dificuldade de tirar esses pregos.
    Para quem não souber as paletes do cimento cimpor têm tara perdida e se forem a um bricomarche pode ser que o dono as ofereça sem nenhum custo pois estas normalmente vão para o lixo.

    Cumps

    ResponderExcluir
  2. ó joão se arranjas assim as ripas direitinhas...eu aceito...junta muitas que depois vamos de carrinha ai buscar...( para os dois, claro)!!!

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpa,pelo engano pois não é paletes de cimento cimpor mas sim paletes de fabricas de tijolo!

    ResponderExcluir
  4. haja boas ideias e tambem abelidade para trabalhos manuais e algum tempo disponivel, mas acima de tudo muita vontade e querer, que as coisas lá se vão resolvendo,, á falha disto, a melhor solução,tratan-do-se de madeira, o melhor que há a fazer com ela, é uma boa fogueira.

    ResponderExcluir
  5. Creio que não vão faltar destas paletes compridas durante algum tempo, boas noticias para nós.
    Obrigado pela dica Rui, mas creio que não vai ser necessário ir buscar paletes a outros lados. Luísa para já os meus colegas estão a separar para mim apenas as tábuas laterais, depois existem as paletes também com tábuas de 2oox10cm, mas as paletes somos nós que temos de desmanchar. Já pedi para guardarem tudo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir