terça-feira, 9 de novembro de 2010

WC sem fossa

A falta de saneamento em certas zonas de Vila Chã do Marão obriga os habitantes a construir fossas, na sua grande maioria fossas sumidouras que podem poluir lençóis freáticos ou inquinar os poços dos vizinhos (imagem ao lado). Estamos a estudar o tipo de saneamento a implementar na nossa casa e numa dessas pesquisas comentei um vídeo no Youtube sobre quartos-de-banho sem o uso de autoclismo ou fossa, usando apenas um depósito compostor.

Por incrível que pareça, recebi resposta ao comentário do Youtube pelo autor/actor Marcos Abreu, Eng. agrónomo permacultor da CEPAGRO em Santa Catarina (Brasil) .
Voilá
, como ele ia a Itália esta semana a uma conferencia, marcamos encontro em Gaia para um almoço de dois dedos de conversa sobre as Mogas e os projectos comunitários que que ele lidera. Conhecemos também a galera do Marquito, a namorada Sofia, a amiga Diana e o vizinho Paulo.
Ficou decidido que vamos construir um destes banheiros secos nas Mogas, eles não produzem cheiro, não gastam água e vão ajudar a fertilizar os campos. Ficou no ar uma possível formação sobre este assunto no futuro, a realizar em Amarante.

Os vídeos para dissipar dúvidas sobre este assunto.

BANHEIRO SECO - PARTE 1


BANHEIRO SECO - PARTE 2


Um abraço a todos pela a amizade e a inspiração que nos deram para o nosso projecto.

12 comentários:

  1. Boas João,

    É caso para dizer que tás com a pilha toda,já vi no you tube wc americanos (fibra) com esse conceito, muito bom.Aqui em portugal as pessoas devem achar muito estranho!
    Força.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Rui...Desculpe mas não concordo com o achar estranho...aqui no Norte é muito comum ainda existirem os w.c's secos ( as casas mais antigas dos agricultores ainda teem)aliás as Mogas teem um ( mal localizado...a cair ao pedaços) mas tem...
    Eu acho, que o importante é reavivar a memória das pessoas quanto a conceitos tão úteis como este e que foram sendo esquecidos... a agricultura Biodinâmica de que tanto se fala agora, não é nada mais do que aquela que os nossos avós faziam...!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Luisa,

    Vou pedir desculpa ao joão pois vou responder a Luisa por este meio!
    Quando falei em estranho referia me em pessoas da cidade (apartamentos) pois eu conheço bem este conceito ou eu não fosse de trás dos montes(nascido numa aldeia a 8 km de Lamego).Toda a minha famíia do tempo dos meus bisavós são naturais de lá.O primeiro autoclismo que vi foi mesmo no Porto! :-))

    Cumps

    ResponderExcluir
  4. Mas uma coisa é certa, é preciso ser mesmo "open mind" para aderir a uma situação destas. Daí a estranheza que o Rui se refere, e que bem compreendi.

    O facto de «arrumarmos o assunto» com um belo jacto de água num espaço confortável é bem mais confortável que num wc seco.

    Não deixando de fazer o wc tipico, também está nas nossas ideias concretizar um wc destes numa área "alternativa" da nossa Quinta.

    Ideias não nos faltam!!

    ResponderExcluir
  5. Ok...ok...por esse ponto de vista "urbano" eu aceito a estranhesa...ahahahah!!!!
    às vezes esqueço-me que falamos de realidades diferentes é uma verdade!!!

    ResponderExcluir
  6. Só mais uma coisa, depois o João e a Antónia têm que fazer uma parceria com uma serração de madeira pois vão precisar de muito serrim! :-)))

    ResponderExcluir
  7. Como já disse um amigo meu- "Pá,isso é uma merda muito ecológica! " :)

    ResponderExcluir
  8. Olá malta da quinta das mogas, desde já vos peço desculpa,, mas essa coisa de banheiro seco não joga lá muito bem por essas bandas(enquanto nome) é mais simples dizer logo,,vou á retrete,,rsrsrsrsrs muito simples, um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Mogas! Vou pensar nesta ideia ecológica, no Algarve faz falta!
    Sinto muito se vos obriguei a gastar dinheiro... ;-) Mas acabei de publicar mais uma dica que poderão aproveitar: romãzeiras. Desta vez, para não vos obrigar a investir, e se isso vos interessar, poderei enviar-vos algumas estacas para aí plantarem, dado que aqui há muitas. Vou estar fora até Janeiro (vou construir mais um espaço verde, desta vez na Florida), mas posso fazê-lo depois.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Zé quando voltar temos muito gosto em receber as estacas de romãzeiras, adoramos esse fruto.
    Aliás, mais cedo ou mais tarde vou colocar aqui um vídeo como descascar uma romã em menos de um minuto sem gastar água :)

    Boa viagem!
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá, precisava de lhe colocar algumas questões. Estou a recuperar uma casinha velha em Amarante e estou com duvidas sobre o Wc. Pode-me enviar um email para lhe poder contactar? Excelente Blog.. omeusossego@gmail.com
    Januário

    ResponderExcluir
  12. Olá Januário. Tenho muito gosto em o poder ajudar nesse projecto. Infelizmente não tenho comigo os documentos detalhados em como arrancar com a construção, mas é muito simples. Vou tentar não esquecer o seu email sobre este assunto e assim que voltar a ter acesso aos documentos reenvio-lhe. Qualquer assunto quintadasmogas@gmail.com.
    Grande abraço e vá colocando umas paletes de lado e uns tijolos para no Verão se arrancar com esse WC!! ;)

    ResponderExcluir