quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cavalete para toros

No sábado, quando estava na Cavaleira a furar os troncos para a inoculação, imaginei uma bancada de trabalho que pudesse ajudar a minimizar o esforço na manipulação dos toros. Para poder criar a linha de produção perfeita decidi solucionar primeiro algumas dificuldades que senti na 1ª fase do trabalho, a furação. Nesta fase os troncos não se podem mover, por isso andei à procura de um cavalete na internet e encontrei os planos detalhados de um para o corte de lenha.

O trabalho com preocupações ergonómicas é a chave para um trabalho de qualidade e sem esforço. Esta tarefa da inoculação não envolve serras eléctricas e outros aparelhos perigosos, mas este simples cavalete pode ajudar a minimizar riscos de acidentes por ser uma bancada de trabalho com a altura da nossa cinta.

Com as tábuas que estou a retirar de paletes que vão para o lixo, já comecei a fazer os cavaletes para o próximo sábado.
Tenho de agradecer ao José Mira pelo espectacular post que colocou no seu blog e pelas fotos que partilhou do cavalete em funcionamento.
Este cavalete é de fácil construção e pode ser fechado para fácil arrumo. Já tenho todas as tábuas cortadas, só e falta fazer as furações para os parafusos. Agora é que vai ser furar!! :)

5 comentários:

  1. Pois João, tens toda a razão... também tinhamos visto uma situação semelhante, o tempo não deu para tudo, de facto esses são os ideais para a furação ( que é a parte mais complicada e penosa do processo)..mas estás mesmo a fazer??? és um anjo " jonny angel" soa bem...

    ResponderExcluir
  2. Viva João,

    Precisava falar contigo!
    Mandei mail para mogas

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. fácil e bastante simples, ideal tambem para serrar lenha, tanto de moto-serra, como serra de mão,,,
    um abraço João.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela "publicidade" feita ao meu post do cavalete e muito boa sorte com a vossa "quintinha".

    ResponderExcluir
  5. Obrigado eu José pelo excelente plano de desenho que partilhou com o pessoal! A internet é mesmo isto, partilha!! :)

    Abraço

    ResponderExcluir