quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Os podadores de oliveiras

Este ano deixamos a azeitona nas oliveiras, não tivemos oportunidade de a tirar a tempo e a quantidade também não era assim muito significativa. No curso de podas que fizemos pelo CMIA, no passado mês de Novembro, fomos aconselhados apenas a arejar as oliveiras com o corte dos ramos internos e eliminar ramos fracos para usufruir das oliveiras como peças "escultóricas". Realmente dar uma poda radical para rebaixar as copas não ia ser saudável para a árvore e não íamos ganhar grande coisa com a operação, temos sim de recuperar a produção com pequenas podas graduais nas mais antigas e criar um novo olival.

Vamos levar as dicas do Eng. José Pedro Fernandes como um bom conselho e tentar controlar a partir de Janeiro o crescimento das oliveiras com uma poda ligeira de limpeza, para no verão dar uma outra ligeiramente mais forte.
Com algumas buscas na net sobre podas em oliveiras encontrei num outro blog um pedaço de historia sobre a olivicultura portuguesa, um cartão profissional de podador de oliveiras, com os deveres e regras de uma poda profissional.

Imagino naquela altura um profissional de poda a acompanhar durante dezenas de anos o mesmo olival e a esculpir com as próprias mãos centenas de árvores que ajudou a plantar.
Hoje a realidade é bem diferente e as podas de olivais intensivos são realizadas por um processo mecânico de discos rotativos , onde as oliveiras são formatadas sem se ter em consideração as particularidades de cada árvore.

4 comentários:

  1. Olá
    tropecei por acaso no vosso blog e fiquei deveres inspirada.
    Tb tenho uma quinta lá em cima no Norte e o nosso sonho é ir para lá definitivamente agarrar aquilo com unhas e dentes.
    Mas infelizmente sabemos que em termos de mercado de trabalho aquilo não está muito famoso.
    por isso aguardamos melhores dias.
    Vou continuar a seguir o vosso blog, pois é uma fonte de ideias e de inspiração.
    parabéns!!!
    e continuem assim

    ResponderExcluir
  2. João,
    Se me permite vou fazer uma sugestão! Plante arvores novas e de qualidade em todas as arvores de fruto!Quanto mais cedo melhor.
    Daqui a 10 anos falamos outra vez neste assunto!

    ResponderExcluir
  3. Carla obrigado pelo carinhoso comentário.
    Temos a sorte de as Mogas estarem perto da nossa residência ajuda a preparar o terreno e a nossa mudança de forma mais segura.
    Se a Carla não pode ir com frequência ao seu terreno pode optar por projectos de pouca manutenção. Dependendo da área que possui, pode optar por um plano de arborização para exploração de madeira a longo prazo. Nogueiras, carvalhos e castanheiros são uma boa opção devido ao elevado preço do m3 que podem atingir no espaço de 15/ 20 anos. O importante é plantar com qualidade superior, como diz o Rui Esteves.

    Deixo aqui um link que lhe pode ser útil:

    http://www.agroprojectos.com/beneficiacao-de-povoamentos.html

    Boa sorte e vá visitando! :)

    ResponderExcluir
  4. Mandei-vos um mail para quintadasmogas

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir