quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

“A realidade oculta dos morcegos”

Este Verão tivemos a oportunidade de ouvir a Professora Luzia Sousa, responsável pelo Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, explicar e eliminar os mitos e as superstições ligadas aos morcegos e promover o conhecimento biológico acerca destes animais. O workshop no CMIA, tinha uma componente teórica, onde eram abordados temas como o comportamento dos morcegos, biologia e a sua presença na arte e na literatura, e uma componente prática de observação e localização de morcegos através de um conversor de ultras-sons.

O programa da RTP2 Biosfera registou o workshop, uma noite de verão muito agradável que passamos acompanhados pelas nossas mães. Aparece referencia ao workshop após o minuto 30 - Biosfera - Magazine 1-12-2010

3 comentários:

  1. morcegos, seres da noite,em tempos quando entravam dentro de casa eram corridos á vassourada,as pessoas temiam-nos vá-se lá saber porquê,não fazem mal algum, antes pelo contário?? Mauro prosperi,ultra maratonista italiano se hoje está vivo,muito o deve aos infelizes morcegos que conseguiu apanhar para se alimentar, aquando da sua participação em 1994 na marathon des sables( maratona das areias) no deserto do sahara,após uma tempestade de areia perdeu o sentido de orientação,andando ele perdido nove dias com temperaturas de zero,noite e 50 positivos de dia, até ser encontrado por uma familia de nómadas.

    ResponderExcluir
  2. Acho estas histórias de sobrevivência incríveis.
    Nós nas Mogas queremos tenta fixar uma pequena colónia para controlar os insectos... talvez mais para a frente crie um post sobre como fazer um ninho de morcegos.

    ResponderExcluir
  3. morcegos domésticos hehehehehe, davam jeito' ai o vosso alpendre depois destes anos sem uso, não era de admirar se eles ali tivessem ocupado o espaço, por acaso aqui onde eu trabalho existe uma pequena colónia de morcegos,temos aqui uns edificios pré-fabricados(apartamentos),e nas laterais há umas placas que se sobrepôem, o que deixa ali uma enorme cavidade escura a toda a largura do edificio, é nessa cavidade que eles se encontram, e pela quantidade de fezes que eles largam, ainda são bastantes.

    ResponderExcluir