domingo, 5 de fevereiro de 2012

Portada velha vira mesa


Todos compramos no Ikea móveis baratos e jeitosos, mas a verdade é que o design sueco carece do toque quente que tanto caracteriza a nossa cultura. Por isso meti mãos à obra para substituir o tampo da nossa mesa de sala Melltorp.
A ideia seria manter a estrutura das pernas metálicas que custaram perto de 20€ e substituir o tampo de melanina por algo rústico. Num passeio pela Cavaleira encontrei uma antiga portada (que já tinha sido vermelha) e que encaixava perfeitamente no meu projecto e na cor das minhas cadeiras de sala. A vizinha não se importa que... Obrigado Luísa!

1º Fase - Cortei a portada com uma serra circular para as arestas ficarem perfeitas. O nosso amigo Pedro Praça encontrou uma carpintaria que me fez o corte de graça.
Deixei o tampo um pouco mais longo que o tampo original do Ikea, mas podem sempre seguir as dimensões da mesa original.

2º Fase - Limpar bem o tampo do serrim e dar um tratamento contra o bicho da madeira. Uma lata de litro em qualquer hipermercado custa 12€ e evitamos no futuro de ter serrim no tapete da sala sem saber de onde vem. Aplicar em lugar arejado e deixar a madeira ao sol para o cheiro do produto desaparecer. Depois de seco aplicamos "óleo de teca" ou envernizamos para impermeabilizar e evitar que a madeira absorva qualquer coisa que seja entornado sobre ela. Eu optei pelo óleo para manter a pátina da madeira velha.


3º Fase - Montar o tampo nas pernas metálicas com os mesmos parafusos que vinham na mesa do Ikea. Decorar e marcar jantar com os amigos na porta ... Desculpem, na mesa nova. :)





Link

6 comentários:

  1. Ficou altamente, desejo grande convivio á volta dessa mesa.. Eu também aproveito tudo, hoje fiz um cabide com um isolador de porcelana da nossa EDP.. Agora falta-me só chumbar á parede.. Vou colocar-lo na Adega. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita! e essas cadeiras... de sonho mesmo! :)

    ResponderExcluir
  3. Tubaral, a mesa ao vivo é linda!! Mas fiquei curiosa da sua invenção pr'á Adega. Envie-nos uma foto ;)
    Purple… as cadeiras são Ikea… shiuuu ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ora passa lá no blog e repara no tal cabide! Abraço amigo

    ResponderExcluir