sábado, 25 de dezembro de 2010

A nossa prenda de Natal

Finalmente aqui está ele, o incrível livro da Celia Lewis - The Illustrated Guide to Chickens

Estávamos à espera por este momento desde o Verão quando a Fernanda Martins nos deu a dica sobre o livro no curso que fizemos sobre criação de galinhas. Decidimos tornar a aquisição num momento especial de Natal, presentear a nossa biblioteca com um livro de ilustrações magnificas e um conteúdo info-galináceo soberbo. Creio que a vantagem principal da ilustração em aguarela, sobre a fotografia num livro desta natureza, é a facilidade de poder comparar as colorações das penas e texturas com a mesma intensidade de luz.
Para quem souber ler inglês basta um pequeno dicionário junto do livro para dissipar as dúvidas nas palavras mais técnicas, para quem não sabe basta deliciar-se com as pinturas a aguarela.
Este livro é composto por uma introdução sobre a história da criação das galinhas, as diferenças entre raças e como escolher a que melhor se adequa aos nossos intentos. Faz descrição de mais de 100 raças de galinhas a nível histórico, características e principais cuidados a ter.
Deixo um pequeno exemplo de uma página do livro que fala sobre a galinha Dominique, ligeiramente parecida com a nossa Pedrês Portuguesa.

10 comentários:

  1. olá quinta das mogas, que o natal vos tenha presenteado com muitos sorrisos,que depois desse lindo livro aqui postado,que de certeza vos irá ser muito útil,pró ano inicio da primavera, nos possam presentear aqui com uma bela foto de uma boa ninhada de pintainhos hehehehehe(que coisa linda) a piar ai pela vossa quinta. um abraço e bom ano.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pereira!

    Obrigada e votos de um execelente ano para si.
    Quanto aos pintainhos ainda é um pouco cedo, entretanto vamos trabalhando para enriquecer as ideias e o nosso projecto.

    ResponderExcluir
  3. Olá João e Antónia,

    Vão me desculpar mas esse livro com essa vista exterior só pode ser na rua de Cedofeita pertinho da rua do Breyner!

    Boas entradas e um próspero Ano Novo

    ResponderExcluir
  4. É mesmo! Que bom olho Rui!

    É uma rua familiar sua?

    ResponderExcluir
  5. Olá Antónia,

    Vivi 30 anos no Porto(Nevogilde) e trabalhei de 1990 até 1997 na Rua Barão Forrester que é na outra extremidade de Cedofeita !

    ResponderExcluir
  6. Olá Mogas,

    Gostei muito do vosso link sobre aves. Fiquei com vontade de arranjar umas galinhas pintadas. Será que algum site deste genero para ovelhas, cabras ou porcos?
    Um bom ano, uma boa continuação na perseguição dos sonhos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Antónia esqueci me de te dizer que construi uma chocadeira para chocar os ovos que a Fernanda Martins ficou de me arranja, no primeiro teste de 11 ovos nasceram 6 pintos dos quais sobreviveram 4, depois envio umas fotos para o mail da quintadasmogas.

    ResponderExcluir
  8. Rui envie umas fotos da chocadeira, quero ver como ficou! Abraço

    ResponderExcluir
  9. Será que podem disponibilizar as instruções para fazer a chocadeira?
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Ana vou procurar nas minhas revistas Inglesas, mas creio que só vi do modelo "compra feito por volta dos 100€". Existe muita gente que usa frigoríficos velhos para esse efeito por causa do isolamento. Basta comprar uma lâmpada de aquecimento e um termostato para a ligar e desligar na temperatura que queremos.

    Vou criar no futuro um tópico sobre isso.
    J.

    ResponderExcluir