segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Arqueologia nas Mogas

A paixão pela cerâmica faz-me estar atento a todos os cacos coloridos que encontro pela quinta, alguns sem interesse, outros pequenos tesouros. Não precisei muito para encontrar informações sobre este pedaço de louça. Creio que todos os portugueses tiveram em casa da avó ou dos próprios pais uma peça Cavalinho, ou usando o termo técnico Cerâmica Motivo Estátua.

Este motivo é uma importação Inglesa e foi reproduzida por inúmeras fábricas ao longo do Sec.XIX e XX, mas creio que este pedaço não pertence à Fabrica de Sacavém pela falta de rigor na estampagem e pela cercadura se mais interna sem morder o rebordo do prato. Este pedaço deve pertencer à um serviço Cavalinho da Fábrica das Devesa em V. N. de Gaia mas é sempre complicado ter certezas.

6 comentários:

  1. Olá!
    Vejo que têm trabalhado muito e muito a sério... Isso só pode dar bons frutos, dou-vos a minha força mentalmente já que estamos longe.
    Na minha casa (que era da minha mãe) também há bastante loiça dessa, alguma ainda é usada...
    bj eugénia

    ResponderExcluir
  2. Em casa da minha avó esta loiça só era usada no Natal. As travessas para as batatas e para o bacalhau eram Cavalinho e hoje fazem parte da decoração da casa dos meus pais. :)

    ResponderExcluir
  3. O João gosta de transformar as nossas visitas às Mogas em expedições arqueológicas…

    Estou a brincar contigo marido ;)!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. quantos anos podem ter esses pratos do "cavalinho"?
    tenho dois,eram da minha trisavó,e gostaria de saber a idade deles.
    agradecia resposta!

    ResponderExcluir
  6. Olá Helder
    Desculpa a resposta tardia.
    A melhor forma de saber a idade dos pratos é pela análise do selo do fabricante, que se encontra nas costas do prato.

    Se precisar de ajuda pode enviar email com foto que tento encontrar consigo a resposta à pergunta.

    ResponderExcluir